RPA é sigla para Robotic Process Automation e é uma tecnologia inovadora que permite executar atividades rotineiras que não demandam decisões humanas para a sua realização, mas normalmente executadas por humanos, só que agora de uma forma automática, simples e flexível, tornando as organizações mais eficazes nos processos de negócio.

 

Melhorar a produtividade é o sonho de todo executivo ou de um empresário. Tanto nas operações quanto no desempenho dos funcionários, sempre existe uma margem para reduzir custos e melhorar o resultado para o cliente.

No entanto, nem sempre é tarefa simples identificar os gargalos e elaborar ações focadas para turbinar a produtividade da empresa. Uma alternativa que vem se tornando cada vez mais viável é a força digital de trabalho.

Essa tendência, aliada aos processos de transformação digital — cada vez mais adotados por grandes, médias e pequenas empresas — é capaz de reduzir o retrabalho em atividades cotidianas e liberar a força de trabalho humana para atividades que geram valor para a empresa.

 

O que é RPA?

Você já parou para contabilizar quantas horas por ano são gastas em atividades como abrir arquivos, copiar conteúdos de planilhas e colar nos campos de outro software para, então, repetir o processo várias vezes durante o dia inteiro? Ou para contar quantos funcionários são designados a atividades que geram pouco ou nenhum valor para a empresa, mas que alguém precisa fazer?

Uma solução RPA desempenha as atividades do processo obedecendo às regras do trabalho como se fosse um funcionário — as vantagens são a redução da margem de erro e o aumento da produtividade em ampla escala.

Atividades como fechamento de caixa, inserção de dados no ERP e contabilidade estão entre as que podem ser automatizadas com RPA. Como o robô navega apenas na camada de visualização dos softwares e não requer acessos especiais, a empresa ganha mais segurança com a erradicação da possibilidade de corrupção ou perda dos dados e arquivos.

O RPA é o processo de fazer uma função de sistema automaticamente. A automação de processos robóticos, por exemplo, pode ser programada para executar tarefas repetitivas e de alto volume, normalmente realizadas por humanos.

 

Como o RPA pode reduzir o retrabalho?

Erros humanos são um dos principais fatores de risco dos negócios, portanto devem ser previstos. Para evitar ou remediar possíveis erros, aquele trabalho mecânico precisa passar por uma revisão. É um exemplo clássico de retrabalho.

Em uma solução RPA, o robô aprenderá as regras da atividade apenas rastreando o trabalho de um operador humano — é como se um novo funcionário estivesse sendo treinado. A diferença é que, uma vez que ele assimila as regras e passa a executar as tarefas, a possibilidade de erro humano é eliminada. O trabalhador-robô fará exatamente o que deve ser feito de forma dedicada, precisa, ágil e sem o risco de desenvolver doenças laborais.

Se houver uma mudança nas regras ou uma situação inesperada, o robô poderá reaprender o processo ou notificar um operador humano. Outra vantagem é que o RPA pode ser customizado de acordo com a necessidade da empresa ou do negócio.

De acordo com a Associação Nacional de Software e Empresas de Serviços dos Estados Unidos, a redução de custos com a adoção de RPA nas empresas pode chegar a 65% — boa parte se deve à eliminação do retrabalho.

O RPA tem, atualmente, o potencial de transformar os locais de trabalho de forma dramática, ajudando as empresas a melhorar a eficiência e a eficácia das suas operações, de uma forma mais rápida e a um menor custo, do que outros meios de automação.

 

Quais são os processos mais adequados para implementação de uma solução RPA?

  • Repetitivos
  • Propensos a erro
  • Com regras implementadas
  • Com transporte e transferência de dados
  • Com elevada carga administrativa

 

2 melhorias importantes que a automação pode trazer

No marketing

O trabalho de marketing é fundamental para que as empresas construam sua marca e atraiam clientes baseando-se numa proposta de valor. Com o aumento da complexidade dos negócios, o marketing passou a abranger várias ramificações — digital, guerrilha, social, fidelização —, muitas delas incluem atividades passíveis de automatização.

Por outro lado, as ações de marketing estão mais orientadas por dados do que nunca. Para encontrar ou atrair o público certo, é necessário saber onde ele está. O uso de dados agrupados por softwares já é comum e deve se consolidar nos próximos anos.

 

Na gestão

Qualquer empresa precisa lidar com a opinião pública e com instituições da sociedade com poder para aplicar sanções e conduzir investigações. Por isso, se existe alguma irregularidade interna — seja por erro ou má-fé —, o gestor terá que se responsabilizar diante da sociedade e de seus funcionários.

A automação é capaz de detectar desvios nas operações rotineiras e indicar irregularidades para que a empresa possa adotar medidas internas de correção. Por exemplo, se existe uma potencial fraude contábil em andamento, o gestor ou o setor de Compliance são notificados de imediato.
 

Por que Agence?

Como especialistas em soluções tecnológicas a Agence já utiliza em vários processos internos soluções de RPA desenvolvidas in-house, como a frente de Gestão de Processos e de Marketing (na captação de leads para prospecção). Por isso, as nossas soluções one-to-one de RPA podem ajudar outras organizações a melhorar a eficácia dos seus negócios, automatizando e otimizando os processos operacionais.

Fale Conosco

Empresa*

Nome*

E-mail*

Telefone

Estou interessado*

Comentários

Como ficou sabendo sobre nós

Depoimentos & Clientes

Grandes clientes com grandes projetos, venha conhecer nosso trabalho.
Anhanguera
Toyota
Pirelli
NEC
Honda
Votorantim
VIVO
Sadia
  • "A Agence se destacou dos concorrentes que havíamos procurado desde a primeira impressão: soluções rápidas e customizadas, mostrando que entendiam profundamente do que estavam nos aconselhando. São considerados parceiros para qualquer consultoria para novos projetos."
    SONY DSC
    Luciana Makinodan
    Coordenadora de Vendas & Marketing
    ABRADIT - Associação Brasileira dos Distribuidores Toyota
  • "Estamos acelerando nossas conquistas e contamos com a Agence neste projeto ambicioso para o Brasil. Estamos muito satisfeitos com a competência e a qualidade do trabalho dos profissionais da Agence."
    andre-cavalcanti
    Andre Cavalcanti
    Consultor de Vendas Diretas
    Toyota do Brasil
  • "Podemos considerar a Agence mais uma de nossas parceiras. Combinando excelente atendimento, flexibilidade, eficiência e eficácia,os trabalhos e projetos entregues hoje fazem parte do dia-a-dia de nossa organização."
    OLYMPUS DIGITAL CAMERA
    Rodolfo Neute Borges
    Sales System
    Pirelli Pneus S.A.
  • "Os serviços prestados pela Agence foram impecáveis. Eles corresponderam plenamente às expectativas em prazo, custo e qualidade.Agiram prontamente quando os inevitáveis problemas surgiram e se posicionaram com responsabilidade e profissionalismo."
    andre-santos
    André Santos
    Gerente de TI
    Webmotors S.A.
  • "A Agence conseguiu nos entregar exatamente aquilo que estávamos precisando: um website que efetivamente reflete a imagem corporativa de nossa empresa. É sério, profissional e moderno, como os serviços prestados pela equipe Orbe."
    fabio-figueiredo
    Fabio Figueiredo Carvalho
    Sócio-Diretor
    Orbe Investimentos Ltda.
  • "Quando cheguei na Anhanguera achei que a Agence fosse mais um fornecedor como qualquer outro, mas com o dia-a-dia, otimo atendimento(item importantissimo na relacao fornecedor-cliente), excelente capacidade tecnica e agilidade fazem da Agence um de nossos principais parceiros."
    depoimento_felipe_brandao
    Felipe Brandão
    Gerente de TI Web
    Anhanguera Educacional S.A.
  • "Posso dizer que estamos muito satisfeitos com o trabalho da Agence. Eles são profissionais, eficientes, cumprem os prazos e se envolvem nos negócios para dar a melhor solução tecnológica e sob medida para os eventuais problemas que possam ocorrer."
    depoimento_daniel_prime
    Daniel Z. Ghovatto
    Manager
    Prime Action Consulting
  • "A Agence representou uma evolução, visto que passamos a trabalhar com as mais modernas tecnologias disponíveis no mundo.Isso agregou muito valor para o nosso negócio, garantindo escalabilidade e alta disponibilidade para as aplicações."
    marco-luvizan
    Marco Luvizan
    Coordenador de Infra Estrutura
    Toyota do Brasil
  • "A Agence já é nossa parceira de negócios há 4 anos. É muito importante para nós da Federação sabermos que podemos contar com ela para nossos projetos futuros, fortalecendo ainda mais essa união."
    SAMSUNG
    Roberto Wolf
    Superintendente
    Federação das Indústrias do Estado do MS
  • "Com base na minha experiência de trabalho com a Agence, posso afirmar que são uma equipe consolidada, sempre tentando oferecer a melhor experiência para o cliente, e são altamente qualificados em tecnologia para enfrentar qualquer desafio em ambientes mobile e web."
    Ry_156x156px
    Ry Sterling Yennie
    Vice Presidente
    Covestone Corporation