
Caso você acompanhe os textos do nosso blog com certa regularidade, deve notar que um termo que aparece de forma constante e repetitiva é: “Competitividade” e com o cenário atual do mundo dos negócios, não poderia ser diferente, independentemente do nicho de atuação da sua companhia, a cada dia surgem novos concorrentes que podem ou não trazer inovações que revolucionam o mercado e os passam frente a concorrência.
Esse fato pode ser confirmado por dados liberados nessa semana (02/02/2021) pelo Ministério da Economia (via Agência Brasil), que mostram saldo positivo de novas empresas, ou seja, coeficiente entre empresas que foram abertas e fechadas no país, de 2,3 milhões de novos CNPJS sendo que grande parte desse número acaba focando em pequenas empresas focadas em tecnologia e inovação.
Frente ao panorama que apresentamos é impossível gerir uma empresa hoje, sem pensar em soluções que agreguem maior competitividade e diferenciação frente aos concorrentes, afinal o consumidor possui cada vez mais opções para o seu consumo, que podem ser acessados de forma rápida pela internet (ao buscar, por exemplo, o termo “empresa de desenvolvimento de apps”, surgem 23.300.000 resultados em apenas 0,84 segundos).
Com isso é necessário estar sempre buscando atender aos desejos do público final e não apenas as necessidades, o que leva a uma vantagem competitiva da empresa que tende a enxergar a sua receita aumentar, se aliado a estratégias de posicionamento, marca e diversos outros fatores que incluem os famosos 4 P’s do Marketing (Preço, Praça, Produto, Promoção).
Vale ressaltar que essa busca por inovação não deve se resumir apenas ao consumidor e assim a todos os stakeholders da marca, onde são incluídos diversos públicos como colaboradores, fornecedores, investidores e todo ecossistema que possui de alguma forma interesse na sua empresa, já enxergando essa tendência, diversas empresas começam a investir em processos que envolvam tecnologia e transformação digital, afinal em uma era de tamanha competitividade, ser o melhor no seu nicho, não é mais o suficiente para garantir a longevidade do seu negócio.
Não conseguiu visualizar como aplicar essas soluções na sua empresa ou não entendeu o conceito de transformação digital e sua aplicabilidade de forma geral? Nesse texto irei abordar desde como pensar a transformação digital da sua empresa até cases reais que já vem sendo utilizados e podem servir de inspiração para o seu cotidiano.
Necessidade x Desejo e o motivo pelo qual isso influência o seu negócio.
Antes de entrarmos no tema de transformação digital é de extrema relevância abordar a diferença entre necessidade e desejo, um conceito que é extensamente abordado em faculdades de negócio e que mesmo sendo relacionado a marketing, influência diretamente as suas demandas de tecnologia, afinal estamos falando de um assunto que impacta o seu consumidor, o que acaba afetando a sua rentabilidade e consequentemente todas as suas demandas, sejam elas relacionadas a marketing ou não, afinal o objetivo final de quase toda companhia é a lucratividade.
Quando falamos desse conceito, é preciso entender que nenhuma empresa ou campanha de marketing gera uma necessidade, as necessidades são implícitas da pessoa, sendo separadas em diversos níveis e explicações, sendo a mais famosa delas a Pirâmide de Maslow (que daria um outro texto e por isso não entrarei em detalhes maiores nesse artigo), ou seja já possuímos necessidades que precisamos suprir, por exemplo, a necessidade de alimentação, entretanto fazemos escolhas e temos preferências, desejos de como suprir essas necessidades, por exemplo, posso ter o desejo de almoçar em uma determinada rede de restaurantes e é exatamente em causar desejos que as marcas devem focar, independente se são B2C ou B2B.
Como tornar uma marca desejada e consumida?
Diversas são as alinhas de pensamento e estratégias que podem ser utilizadas para posicionar uma marca como desejada e consequentemente consumida pelo público alvo, mesmo não existindo uma “receita de bolo” para alcançar esse objetivo, uma das principais técnicas utilizadas por marcas é não só oferecer um produto e serviço, mas sim uma experiência para o consumidor, sendo ela no e-commerce, ponto de venda, entrega, podendo ser utilizadas as mais diversas técnicas e onde a tecnologia pode trazer um papel chave para o sucesso.
Afinal, de forma generalista, a tecnologia pode ser tanto utilizada para garantir uma melhor experiência do usuário enquanto faz a compra no e-commerce, com uma navegabilidade aceitável, até experiências de realidade virtual no ponto de venda, passando por soluções logísticas que garantem, por exemplo, uma entrega mais rápida e no prazo, aumentando a satisfação do cliente.
Quando falamos de tecnologia, as possibilidades são múltiplas e sempre devem ser analisadas e pensadas de acordo com um estudo aprofundado do seu negócio, junto a uma consultoria especializada que analisará esse estudo e trará as melhores soluções para a conexão com o seu consumidor, entretanto essa necessidade de se tornar desejada não limita-se apenas a negócios B2C e influência também negócios B2B.
Ao realizar a contratação de um fornecedor, diversas empresas levam em consideração fatores como o reconhecimento de marca, credibilidade do website e processo de contratação e execução em si, que podem ter seus processos otimizados por meio de soluções tecnológicas.
Tecnologia com propósito
Há muito tempo, havia a visão de que profissionais de TI se limitavam apenas a suporte técnico e funções mais administrativas como cabeamento e gestão de e-mails, servidor e afins, essa visão ficou no passado e hoje o setor tornou-se estratégico nas empresas, tomando diversas decisões que podem afetar a rentabilidade e vida útil de um negócio.
Como já citamos anteriormente, oferecer experiências para o público alvo tornou-se essencial para garantir competitividade frente a outras empresas, seja seu nicho B2C ou B2B e a tecnologia pode exercer um papel importante nesse fator, sendo necessário antes de implementar qualquer nova tecnologia, entender o seu propósito.
Quando falamos em propósito, falamos de ter uma função clara e com um objetivo definido, sendo muitas vezes esse objetivo otimizar, melhor um processo ou resolver um problema que afeta a operação como um todo, ou que inovará o mercado assim aumentará a longevidade da companhia e ajudará a mesma a alçar lideranças no mercado.
Não basta mais apenas ser a melhor no seu segmento, é necessário tornar-se uma empresa que esteja sempre apresentando novas soluções e inovando o mercado, pois com a velocidade do mercado, apostar em manter os processos iguais e sem mudanças, pode ser o suficiente para ficar para trás das demais, mesmo sendo o melhor em seu nicho. Para que essa inovação ocorra, é necessário que a tecnologia tenha propósito, não é suficiente, por exemplo, criar um aplicativo apenas porque a concorrência está fazendo, ou criar sistemas que não otimizem o processo.
Para que a tecnologia traga de fato uma transformação digital e potencialize os kpis da sua empresa, é necessário que uma cultura corporativa nesse sentido seja implementada, trazendo mudanças e resultados significativos, e não sendo apenas mais uma ação feita de forma relativamente rasa.
Cultura Digital é essencial
Junto com a palavra “concorrência”, um termo que aparece de forma recorrente em reuniões estratégicas é a redução de custos e melhor alocação de custos e isso passa também pelo investimento em tecnologia, que deve ser feito de forma correta para evitar custos desnecessários e que não trazem o retomo esperado e um grande passo para que esse investimento ocorra de forma efetiva, passa pela mudança de mindset e cultura da empresa.
O primeiro passo deve ser o entendimento da importância da tecnologia dentro do ambiente corporativo por parte dos tomadores de decisão, que precisam entender que a tecnologia é um investimento e não um custo, que pode otimizar processos, aproximar os consumidores, melhorar a comunicação interna e outros diversos fatores, mas que necessita de ajustes e pode ter um custo inicial elevado antes de apresentar o ROI.
Além disso, é necessário que seja estabelecida na empresa uma cultura que aceite o erro e o entenda como parte do processo de inovação, afinal ambientes que não possuem esse mindset, tendem a penalizar o erro e consequentemente, mesmo que de forma inconsciente, desestimular os funcionários a inovarem, com medo de possíveis cortes e desligamentos em caso de não sucesso do projeto. Incentive o seu time a inovar, dentro de um limite controlável, claro, e veja seus processos mais otimizados e a inovação fluindo pelos corredores.
Pense em todos
Quando pensamos em estratégias de negócio, é muito comum que foquemos no consumidor final, pensando em estratégias para otimizar os processos de compra, experiência e ações no ponto de venda, o que obviamente é importante mas não deve se ater apenas a esse público, é necessário enxergar os stakeholders como um todo para possuir uma verdadeira transformação digital na sua companhia.
De forma resumida, quando falamos em stakeholders, estamos nos referindo a todos os envolvidos com uma companhia desde colaboradores, clientes, investidores e opinião da sociedade em geral, sendo imprescindível prestar atenção a todos durante uma transformação digital, garantindo assim o melhor sucesso da marca.
A transformação digital deve englobar, como já citamos, desde a cultura empresarial, até a otimização e inovação de processos que reduzam custos e melhorem o dia-a-dia os colaboradores, melhorando a sua satisfação e rendimento, o que afeta diretamente a rentabilidade, passando pelo contato com fornecedores que podem ter um canal de comunicação mais rápido e claro com a empresa.
Entre os diversos cases de transformação digital podemos citar o Grupo Boticário, que traz a inovação no DNA e foi um dos primeiros a trazer um app para suas revendedoras, alavancando assim as vendas e relacionamento das mesmas com a na época recém lançada Eudora. Como também empresas como a Magazine Luiza (LuizaLabs) e Ambev (Ambev Tech) que incentivam a inovação e participação da aceleração de diversas startups com o objetivo de trazer novidades para os seus respectivos mercados.
Iniciando o processo
Apesar de apresentar diversas vantagens e benefícios, iniciar uma transofmração digital pode ser complicado e desafiador, dependendo do cenário e mercado em que a empresa encontra-se, sendo essencial contar com o apoio de uma consultoria especializada, que analisará diversos fatores e trará o melhor plano de ação para alavancar a rentabilidade do seu negócio.
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