
Não é uma novidade que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, tanto para quem busca uma vaga, como também para as empresas que buscam reter os melhores talentos e assim se diferenciar da concorrência e ganhar competitividade.
Quando falamos do mercado de tecnologia, essa dificuldade de recrutar e reter talentos se torna ainda maior, sendo que existe um problema mundial de falta de talentos na área, não sendo raro encontrar manchetes na mídia falando desse assunto. Para se ter uma ideia, o tempo médio para recrutar um candidato e preencher uma vaga é em média de 51 dias, podendo esse número aumentar dependendo das skills e perfil necessário para o projeto.
Ao abordarmos esse cenário no mercado brasileiro, ele se agrava ainda mais, principalmente motivado pela escassez de profissionais qualificados na área e o alto número de vagas disponíveis. Esse descompasso acaba levando a uma grande vantagem dos candidatos que acabam com um poder de decisão e negociação maior que o das empresas, que se vêm em uma competição constante em um mercado que conta com salários cada vez mais altos motivados pela demanda (basicamente podemos dizer que ocorre o mesmo princípio do mercado, a oferta e demanda),
Um estudo de 2019 apontou que no Brasil, o mercado de tecnologia é o que possui o maior turnover frente aos demais, girando em torno de 13,1%, sendo que algumas áreas específicas, como a de experiência do usuário, apresentam um taxar maior ainda, em torno de 23%.
Diversos motivos levam a essa alta taxa, e inclusive trouxemos aqui no Blog da Agence um artigo abordando as melhores técnicas para reter talentos na área. Uma das principais ferramentas que pode ser utilizada é o seu negócio possuir uma cultura organizacional forte e que inspire os colaboradores, nesse texto abordaremos desde o que é uma cultura organizacional até dicas de práticas de como implementar uma em sua companhia.
O que é uma Cultura Organizacional
Antes de abordamos como colocar em prática uma cultura organizacional forte, é importante entender um pouco mais sobre o conceito e o motivo pelo qual ele é importante para a sua empresa crescer e ganhar competitividade em seu segmento
Quando falamos de cultura organizacional estamos falando de todas as “regras” que incorporam o dia-a-dia e o operacional do seu negócio, nela estão contidos por exemplo, a missão, visão, valores, comportamentos, hábitos e crenças da sua corporação, servindo como um guia e norteando as ações como um todo, servindo tanto para operações internas como com o seu público alvo.
Por meio dela, os colaboradores terão um norte de como se comportar frente aos seus colegas e como prestar o serviço para a sua base de clientes, será a cultura a responsável por garantir que os seus funcionários atuem de acordo com os valores propostos pela empresa.
Cultura Organizacional Forte.
Podemos dizer de forma resumida que uma empresa possui uma cultura forte, quando a observamos e vemos que os funcionários agem de certa forma similar, é como se tudo funcionasse como uma engrenagem ou um relógio em sintonia e isso é percebido pelo valor que a empresa normalmente fornece ao seu público.
No atendimento final que se nota a importância da cultura ser aplicada no cotidiano e não ser algo apenas no papel e que a empresa divulgue com o intuito de se auto promover, deve ser algo funcional e que faça sentido para a realidade e mercado que a companhia se encontra.
Cultura forte como recurso para motivação e performance.
Como já abordamos em outros textos do nosso blog, funcionários de alta performance sabem do seu valor e não almejam atuar apenas por uma recompensa financeira (o que é importante também), mas por um propósito maior, normalmente desejam atuar em empresas que possuam uma missão e valores claros e alinhados com as suas expectativas.
Nesse sentido, uma cultura corporativa forte pode ser um ótimo recurso para empresas que procuram motivar seus colaboradores e por consequência melhorar as suas performances, além disso, colaboradores motivados tendem a escolher a continuidade em seus cargos atuais, algo essencial com o cenário de alta disputa por profissionais que citamos anteriormente.
Implementando uma cultura organizacional
Agora que já entendemos o que vem á ser uma cultura organizacional e os principais benefícios que a mesma traz para a empresa, fica mais fácil de entendermos o processo de implementação de uma, que será o que abordarei nos próximos tópicos, trazendo dicas práticas e que são aplicáveis a empresas de diversos nichos.
1. Pesquisas e Mapeamento
Talvez seja pela minha formação em publicidade, mas acredito que muitas vezes um bom ponto de partida para implementar qualquer mudança é realizando pesquisa e mapeando os principais pontos, algo que se aplica perfeitamente ao implementar uma cultura corporativa no seu negócio.
Nesse caso, é necessário, no caso da sua empresa já ter um tempo de mercado, realizar uma pesquisa interna e até reflexão junto aos cargos mais alto, para identificar quais são os pilares da sua empresa, quais são os objetivos a longo prazo? O que a diferencia dos demais concorrentes?
Um bom guia é se basear em três tópicos principais:
- Missão: Qual o objetivo da sua empresa? Qual o benefício que ela oferece ao mercado? No caso da Agence a nossa missão é “Inovar e reinventar o negócio de nossos clientes com a visão além da tecnologia.”
- Visão: Basicamente é o posicionamento da sua empresa, como ela enxerga o mercado? Na Agence temos a visão de “Ser uma empresa multinacional reconhecida pelo mercado e pelos funcionários como a melhor empresa para se trabalhar e se relacionar.”
- Valores: Quais os valores que regem o dia-a-dia das suas operações? Nesse caso podem ser os mais diversos, variando de acordo com o posicionamento e modelo de gestão da sua companhia.
Essa etapa é uma das principais do processo e deve ser executada com calma e envolvendo todas as lideranças, após essa etapa, podemos partir para a documentação.
2. Documentação
Com os principais pontos definidos, o próximo passo é documentar a cultura da sua empresa, isso pode ser feito por meio de um documento que além de missão, visão e valores, apresentará o posicionamento da empresa e as principais regras de conduta no cotidiano.
Esse documento deve ser compartilhado com todos os colaboradores e apresentado no onboarding de novos funcionários, sua disponibilização pode ser feita por meio do site ou pelo portal corporativo (intranet), além de formas manuais como o e-mail.
3. Comunique e Alinhe com os seus colaboradores.
De nada adianta elaborar uma ótima cultura para a sua empresa se os colaboradores não são comunicados e pouco sabem sobre a mesma, no fim não a colocando em prática, comunicação para evitar essa falha é essencial.
Diversas ações podem ser feitas para que a mensagem seja passada aos seus funcionários, vale uma conversa com seu time de RH para formatar as ações que podem ser desde ações de endomarketing (marketing interno) como workshops e conversas abertas para tirar dúvidas.
Para validar se tudo está ocorrendo como o planejado, vale a pena realizar de forma periódica pesquisas de clima com o seu time, para entender pontos que estão sendo aplicados, outros que não e o que precisa ser otimizado no processo.
4. Dê o Exemplo
Desde de pequenos o ser humano tem como hábito se espelhar em quem considera como um exemplo e isso não muda no mundo corporativo, no caso, as lideranças precisam estar alinhadas com as políticas da empresa e coloca-las em prática, não apenas em workshops e treinamentos mas em todas as atitudes do dia-a-dia, no caso da cultura organizacional, líderes atuam como um guardiões e propagadores da mesma.
5. Culturas são mutáveis
Um ponto relevante a ser lembrado é que culturas de forma geral são mutáveis, pensando na sociedade e olhando um pouco para trás, diversos hábitos que eram comuns antigamente não mais práticos e o mesmo ocorre com a cultura corporativa.
Para mantê-la relevante e aplicável é importante que os colaboradores sejam ouvidos e mudanças sejam realizadas quando necessárias, sempre mantendo o core, a essência da sua empresa, mas mexendo em algumas questões pontuais.
Conclusão
Como pudemos ver ao longo do texto, implementar uma cultura corporativa pode apresentar diversas vantagens para o seu negócio se aplicada de forma correta. Apesar de todas as dicas ao longo do texto, é importante ressaltar que empresas são diferentes e essa particularidade deve ser levada em conta na hora de realizar esse processo.
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