- Página Inicial
- »News
Notícias (News)
Microsoft e Yahoo fecham acordo para buscas online
O acordo levou cerca de um ano e meio até ser concluído, e começou com uma oferta não solicitada da desenvolvedora norte-americana de softwares Microsoft para comprar a empresa de internet Yahoo em fevereiro de 2008 por 47,5 bilhões de dólares.
O jornal The Wall Street Journal aponta que a parceria é de dez anos, e o acordo deve ser finalizado em 2020. A ideia é aumentar o poder de busca das empresas, que se unem contra o gigante rival Google, líder no mercado de publicidade online com 65% de participação nas buscas online dos Estados Unidos em junho, segundo dados da empresa de análise de internet comScore.
"Tradicionalmente tem havido bastante concorrência online e nossa experiência é que a competição traz coisas ótimas aos usuários. Estamos interessados em saber mais sobre o acordo" comentou o Google, em um comunicado por e-mail.
Pelos termos do acordo, a Microsoft terá direito a um licenciamento exclusivo das principais tecnologias de buscas do Yahoo, que serão integradas ao Bing. O buscador lançado em junho pela Microsoft será o algoritmo exclusivo de buscas e a plataforma de links patrocinados para sites do Yahoo, mas a empresa de internet continua a usar sua tecnologia e seus dados em outras áreas de negócios, especialmente em anúncios como banners. Na prática, cada companhia mantém sua própria área de publicidade online tradicional e as forças de vendas.
As empresas irão manter equipes de venda e negócios de anúncios separados. A Microsoft pagará o Yahoo por um acordo de compartilhamento de receita do tráfego gerado na sua rede de sites próprios e afiliados. A empresa pagará ao Yahoo, inicialmente, 88% da receita de venda gerada nos sites do Yahoo - e também os operados por ele - durante os primeiros cinco anos do acordo.
Segundo as empresas, as ações e forças de suas equipes voltadas aos buscadores irão acelerar inovações e torná-las mais competitivas no mercado de buscas.
Os grandes clientes, considerados premium, serão atendidos diretamente pela força de vendas do Yahoo. Já os pequenos e médios anunciantes, que atendem pelo segmento de 'self-service', poderão administrar suas campanhas pela plataforma AdCenter, da Microsoft.
A Microsoft informou que ainda vai garantir a receita do Yahoo em buscas em cada país onde a empresa de internet atua, pelos primeiros 18 meses do acordo, após a implantação inicial da parceria. No Brasil, por exemplo, será criada uma área de venda de links patrocinados pela Microsoft Brasil.
Após a implantação completa do acordo, esperada para os próximos dois anos, o Yahoo prevê que a aliança gere uma receita de 500 milhões de dólares em lucro operacional e uma economia de 200 milhões de dólares. A empresa também prevê gerar um adicional de 275 milhões de dólares em fluxo de caixa operacional.
As ações do Yahoo estão em queda de 10,8% nesta quarta-feira. Já o valor dos papéis da Microsoft está estável, com uma ligeira queda de 0,51%.
fonte: IDG Noow!
- OUTRAS NOTÍCIAS
- 05 Set 2010 - País exibe avanço de software livre em feira
- 17 Ago 2010 - Número de dispositivos conectados à web atingirá 5 bilhões neste mês, diz estudo
- 11 Ago 2010 - Comércio eletrônico cresce 40% no primeiro semestre no país
- 06 Ago 2010 - Sites de compra coletiva explodem na web
- 27 Jul 2010 - "O Melhor da Vida" estreia novo Portal
- 22 Jul 2010 - Consultoria quase dobra estimativa de venda do iPad para este ano
- 16 Jul 2010 - Varejo on-line deve chegar a U$ 69,7 bilhões em 2011
- 02 Jul 2010 - Mercado de plataformas sociais movimenta US$ 370 milhões em 2009
- 28 Jun 2010 - Internet já é canal de compra preferido do brasileiro
- 23 Jun 2010 - Contact center deve caminhar para o CRM social, diz especialista