e-Learning Moodle: saiba mais sobre a principal plataforma de educação a distância da web

A educação a distância, é conhecida por muitos como EAD que se configura como uma modalidade de construção do conhecimento em que os professores e alunos estão separados fisicamente, portanto, se faz necessária a utilização da tecnologia para a transmissão e recebimento de informações. Ou seja, em um sistema de e-Learning, não há a necessidade de um horário, data, ou lugar pré-estabelecidos para que a troca de conhecimento possa acontecer.

O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é um software livre que promove a interação entre professores e alunos na internet. Na chamada EAD, é uma forma de ensino/aprendizagem/treinamento mediados por tecnologias que permitem que o professor e o aluno estejam em ambientes físicos diferentes, é um sistema muito utilizado no Brasil e em outras partes do mundo devido às suas propriedades que oferecem flexibilidade, melhor custo-benefício e adaptação pessoal. Com o acúmulo de benefícios esse sistema vem atraindo um número cada vez maior de professores e empresas interessadas em compartilhar conhecimento com seus alunos, usuários ou colaboradores.

Apesar da grande variedade de plataformas especializadas em e-learning existentes no mercado atualmente, a de maior destaque em relação aos seus concorrentes é o Moodle. Dados de 2017 mostra que ele possui mais de 12 milhões de cursos, 82 mil instalações e mais de 105 milhões de alunos distribuídos em mais de 236 países. Além de ser uma ferramenta fácil de ser utilizada, o Moodle possui uma comunidade ativa que vem trabalhando para melhor sua performance e garantir suas funcionalidades mantendo a experiência do usuário simplificada e com entendimento didático.

Funcionalidades do Moodle

A plataforma é um framework customizável que permite uma completa gestão do ensino a distância com a Gestão de Usuários; Importação de Dados; Gestão de Categorias; Gestão de Cursos; Gestão de Inscrições, Gestão de Turmas, Plano de Aprendizagem; Acesso móvel (responsivo); Gestão de Comentários; Banco de perguntas; Lição de tarefas e pastas; além de vários Relatórios.

O Moodle é uma aplicação Open Source (sob a GNU Public License). Basicamente, isto significa que o Moodle é protegido por direito autoral, mas oferece outras permissões.

As ATIVIDADES são um dos pontos fortes do Moodle enquanto ferramenta de aprendizagem. Tendo em conta a filosofia subjacente, seria de esperar um conjunto de ferramentas de comunicação e discussão variado (Fóruns, Chats, Diálogos), assim como de avaliação e de construção coletiva (Testes, Trabalhos, Workshops, Wikis, Glossários), não esquecendo a instrução direta (Lições, Livros, atividades SCORM) ou de pesquisa e opinião (Pesquisas de Avaliação, Escolhas, Questionários).

Os FÓRUNS são uma ferramenta de discussão por natureza, mas podem ter outro tipo de uso, como, por exemplo, um mailing list, um blog, um wiki ou mesmo um espaço de reflexão sobre um determinado conteúdo.

O CHAT permite uma comunicação síncrona, em tempo real, entre professores e alunos. Pode ser útil como espaço de esclarecimento de dúvidas, mas pode ter outros usos. A sessão de chat pode ser agendada, com repetição.

Os TESTES podem ter diferentes formatos de resposta (V ou F, escolha múltipla, valores, resposta curta, etc.) e é possível, entre outras coisas, escolher aleatoriamente perguntas, corrigir automaticamente respostas e exportar os dados para Excel. O criador tem apenas de construir a base de dados de perguntas e respostas. É ainda possível importar questões de arquivos .txt seguindo algumas regras.

Os TRABALHOS permitem ao professor classificar e comentar na página materiais submetidos pelos alunos, ou atividades ‘offline’ como, por exemplo, apresentações. As notas são do conhecimento do próprio aluno e o professor pode exportar para Excel os resultados.

O WIKI, para quem não conhece a Wikipedia, torna possível a construção de um texto (com elementos multimídia) com vários participantes, onde cada um dá a sua contribuição e/ou revê o texto. É sempre possível acessar às várias versões do documento e verificar diferenças entre versões.

O GLOSSÁRIO permite aos participantes da disciplina criar dicionários de termos relacionados com a disciplina, bases de dados documentais ou de arquivos, galerias de imagens ou mesmo links que podem ser facilmente pesquisados.

A LIÇÃO tenta associar a uma lógica de delivery, um componente interativo e de avaliação. Consiste em um número de páginas ou slides, que podem ter questões intercaladas com classificação e em que o prosseguimento do aluno depende das suas respostas.

Os LIVROS permitem construir sequências de páginas muito simples. É possível organizá-las em capítulos e subcapítulos ou importar arquivos HTML colocados na área de diretórios da sua página. Caso as referências dentro destes HTML’s (imagens, outras páginas, vídeo, áudio) sejam relativas, o livro apresentará todo esse conteúdo.

O SCORM (Sharable Content Object Reference Model) é uma coleção de especificações que permitem interoperabilidade, assessibilidade e reusabilidade de conteúdo de e-learning. É uma coleção de regras e especificações que o Ministério da Defesa Norte-Americano e diversas empresas privadas definiram e adaptaram de várias fontes, de forma a uniformizar e fornecer um conjunto de possibilidades nos conteúdos de e-learning, nomeadamente interoperabilidade, acessibilidade ou reutilização. Com o SCORM é possível importar para o Moodle conteúdos de e-learning já produzidos, ou partilhá-los com colegas.

As PESQUISAS DE AVALIAÇÃO consistem em um conjunto de instrumentos de consulta de opinião aos alunos inscritos numa página, fornecendo uma forma de avaliação da aprendizagem bastante rápida.

A ESCOLHA pode ser usada de diversas formas, como recolhimento de opinião, inscrição numa determinada atividade, entre outras, sendo dado aos alunos uma lista de opções a escolher (até um máximo de 10) definida pelo professor. É possível definir um número de vagas por opção. O professor faz uma pergunta e especifica uma escolha de múltiplas respostas. Pode ser útil como uma forma rápida de estimular a reflexão sobre um tópico; para permitir que a classe vote em uma direção para o curso; ou para reunir consentimento sobre uma pesquisa. As escolhas requerem algum tempo de preparação para criar sua atividade e refletir sobre quais resultados você gostaria de alcançar, mas é provável que a sua participação na atividade em si seja mínima.

Os QUESTIONÁRIOS permitem construir inquéritos tanto para participantes de uma página, ou para participantes que não estão inscritos no sistema. É possível manter o anonimato dos usuários, e os resultados, apresentados de uma forma gráfica, podem ser exportados para Excel. Permite ao professor criar e configurar questionários que dispõem de uma grande variedade de tipos de questão, incluindo questões de múltipla escolha, verdadeiro/falso, e respostas curtas. Estas questões são mantidas no Banco de questões e podem ser reutilizadas em múltiplos questionários. Eles podem ainda ser configurados para permitir múltiplas tentativas. Cada tentativa é automaticamente computada, e o professor pode escolher fornecer feedback e/ou mostrar as respostas corretas.

Comunidade ativa e colaborativa

O software é chamado de open-source, ou seja, seu código fonte é aberto e disponibilizado de forma gratuita à qualquer usuário para que ele crie sua página conforme suas necessidades. O site oficial da plataforma oferece apoio ao usuário a partir do momento em que o software é baixado através de ajuda online de pessoas especializadas e manuais em diversas línguas. Todo o desenvolvimento é realizado em PHP e possui a capacidade de suportar diferentes bases de dado, alta capacidade de escalabilidade e possibilidade de implementação em sistemas diversos, mas preferencialmente em LINUX. Esse tipo de estrutura oferece muitas vantagens, como por exemplo, a opção de reorganizá-lo e transformá-lo, o que garante 100% da utilização do sistema/software.

A palavra Moodle é originalmente um acrônimo para Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Ambiente de Aprendizagem Dinâmico Modular Orientado a Objeto), útil principalmente para programadores e profissionais da educação. É também um verbo que descreve o processo de se passar por algo tranquilamente, fazendo as coisas quando surgir oportunidade, uma divertida atividade manual que pode nos levar a ter insights criativos. Como tal, aplica-se tanto ao modo como o Moodle foi desenvolvido, quanto ao modo como um estudante ou professor pode abordar o estudo ou o ensino em um curso on-line.

Filosofia e ambiente educacional

Uma das principais vantagens do Moodle é sua capacidade técnica de proporcionar um ambiente educacional conforme as necessidades e personalidade de cada uma das turmas. Essa habilidade tem um impacto significativo na filosofia educacional construcionista (*) da plataforma. A vertente construcionista (*) acredita que o conhecimento só é construído dentro da mente dos alunos, sem a necessidade de aulas essencialmente expositivas e livros, como a maioria das demais plataforma acredita. Além de, acreditar que a interação entre professores e alunos e entre os alunos em sí é fundamental, pois ajuda a construir e fortalecer a ideia de um ambiente mais colaborativo. Inclusive possibilitando o compartilhamento de e-books, wikis, fóruns, diários, chats, entre outros formatos.

(*) O construcionismo é uma teoria proposta por Seymour Papert, e diz respeito à construção do conhecimento baseada na realização de uma ação concreta que resulta em um produto palpável, desenvolvido com o concurso do computador, que seja de interesse de quem o produz. A esse termo frequentemente se associa o adjetivo contextualizado, na perspectiva de destacar que tal produto – seja um texto, uma imagem, um mapa conceitual, uma apresentação em slides – deve ter vínculo com a realidade da pessoa ou com o local onde será produzido e utilizado.

Esse tipo de visão possibilita que os cursos que são criados dentro da plataforma tenham todo o seu ambiente e conteúdo seja centrado exclusivamente no estudante que tem acesso a esse material. Permitindo que o professor ajude seu aluno de acordo com o seu ritmo de desenvolvimento tendo acesso a todos os dados de avaliação.

Alto grau de personalização e outras vantagens Além de suporte, capacidade de escalabilidade e implementação em sistemas diversos, ambiente educacional adaptável a necessidades e personalidade específicas, estrutura voltada ao conhecimento e diferentes formas de compartilhamento de conteúdo, o Moodle ainda oferece que os critérios de avaliação usados em cada um dos cursos/disciplinas sejam definidos pelo professor responsável e totalmente personalizados, possibilitando que seja aplicado modelos de avaliação distintos.

Uma outra grande vantagem é a sua simplicidade de instalação, acesso à plataforma e segurança.

Alguns exemplos de instituições brasileiras que utilizam o Moodle como plataforma de E-Learning (LMS – Learning Management System):

UNIFESP (Escola Paulista de Medicina): http://moodle.unifesp.br/graduacao/

USP São Carlos: http://www.moodle.ufscar.br/

USP: http://disciplinas.stoa.usp.br/

Mackenzie: http://ead.mackenzie.br/emacksp/

UFSC: https://moodle.ufsc.br/

Esta possibilidade de estudar e ensinar de qualquer lugar que possua Internet está atraindo muitos professores e equipe de treinamento e empresas em todo o mundo, assim como alunos que não possuem uma instituição de ensino próxima para estudarem ou até mesmo possuem problemas para locomoção até uma instituição física. Na educação a distância, o aluno tem a capacidade de gerenciar seu próprio aprendizado, pois ele possui uma grande autonomia para estudar e “assistir” as aulas de acordo com seu tempo disponível.

Ficou interessado no Moodle? Fale conosco.

Fale Conosco

Empresa*

Nome*

E-mail*

Telefone

Estou interessado*

Comentários

Como ficou sabendo sobre nós

captcha
Insira o código abaixo:

Depoimentos & Clientes

Grandes clientes com grandes projetos, venha conhecer nosso trabalho.
Nestlé Waters
ONU
Honda
Votorantim
LAN
VIVO
NEC
Banco do Brasil
  • "Trabalho com a Agence há mais de 4 anos e sempre tenho minhas expectativas superadas. Muito envolvidos no contexto e principalmente rápidos, ágeis e sempre cumprem prazos. Recomendo seus serviços a qualquer empresa."
    HPIM0667.JPG
    Graciela Berlezi
    Coordenadora de Revendas e Ponto TIM
    TIM Celular S.A.
  • "Estamos acelerando nossas conquistas e contamos com a Agence neste projeto ambicioso para o Brasil. Estamos muito satisfeitos com a competência e a qualidade do trabalho dos profissionais da Agence."
    andre-cavalcanti
    Andre Cavalcanti
    Consultor de Vendas Diretas
    Toyota do Brasil
  • "A Agence conseguiu nos entregar exatamente aquilo que estávamos precisando: um website que efetivamente reflete a imagem corporativa de nossa empresa. É sério, profissional e moderno, como os serviços prestados pela equipe Orbe."
    fabio-figueiredo
    Fabio Figueiredo Carvalho
    Sócio-Diretor
    Orbe Investimentos Ltda.
  • "A Agence representou uma evolução, visto que passamos a trabalhar com as mais modernas tecnologias disponíveis no mundo.Isso agregou muito valor para o nosso negócio, garantindo escalabilidade e alta disponibilidade para as aplicações."
    marco-luvizan
    Marco Luvizan
    Coordenador de Infra Estrutura
    Toyota do Brasil
  • "Podemos considerar a Agence mais uma de nossas parceiras. Combinando excelente atendimento, flexibilidade, eficiência e eficácia,os trabalhos e projetos entregues hoje fazem parte do dia-a-dia de nossa organização."
    OLYMPUS DIGITAL CAMERA
    Rodolfo Neute Borges
    Sales System
    Pirelli Pneus S.A.
  • "Os serviços prestados pela Agence foram impecáveis. Eles corresponderam plenamente às expectativas em prazo, custo e qualidade.Agiram prontamente quando os inevitáveis problemas surgiram e se posicionaram com responsabilidade e profissionalismo."
    andre-santos
    André Santos
    Gerente de TI
    Webmotors S.A.
  • "A Agence já é nossa parceira de negócios há 4 anos. É muito importante para nós da Federação sabermos que podemos contar com ela para nossos projetos futuros, fortalecendo ainda mais essa união."
    SAMSUNG
    Roberto Wolf
    Superintendente
    Federação das Indústrias do Estado do MS
  • "Desenvolvi, dentre alguns outros jobs, um APP para um dos meus produtos com a Agence e certamente fiquei muito satisfeito com o resultado entregue. Todas as telas e funcionalidades ficaram exatamente como precisava e o time soube responder prontamente todas as nossas demandas de forma ágil e muito precisa. Como sempre, a Agence se destaca dos concorrentes e mantém um altíssimo nível de entrega dos seus serviços."
    Leonardo Jorge
    Leonardo Jorge
    Senior Manager - Rare Diseases
    Shire
  • "Nossa empresa está muito contente com o trabalho desenvolvido pela equipe Agence. De maneira muito eficiente e em tempo, compreenderam perfeitamente o que tínhamos solicitado de modo que conseguimos avançar rapidamente na implantação do projeto."
    joseluiz
    José Luis López T.
    Gerente de Marketing Projetos e Especificações
    Hunter Douglas Chile S.A
  • "A Agence participou de um momento histórico da Pirelli Pneus. Com muita eficiência e literalmente "tato", nos ajudou a desenvolver um sistema de relacionamento. A parceria já está trazendo bons frutos e certamente estaremos juntos em outros projetos."
    depoimento_pirelli
    Patricia Mota
    Trade Marketing Latam
    Pirelli Pneus S.A.